O Director Nacional do Orçamento do Ministério das Finanças, Dr. Elias Monteiro, em entrevista ao programa “Conversa em dia” da TCV de 10 de Novembro, deixou entender que o orçamento do Estado para 2012 contempla uma redução da carga fiscal, sem no entanto, especificar em que medida e em quais impostos.

O debate aconteceu em torno do Orçamento do Estado e eram convidados, para além do Dr. Elias Monteiro, o presidente da UNTC-CS e do presidente do CCSL.

Se estão recordados a Ministra Janira H. Almada no ano passado (20/06/2011), aquando da discussão do OGE para 2011 deu uma entrevista onde dizia que o “Estado não vai dar aumento salarial mas que vai baixar o IUR tanto para as empresas como paras as famílias.” Contudo, após a publicação do orçamento de 2011 constatou-se que o IUR não baixou para ninguém.

Alerto para esse facto, porque este ano diz-se que não se vai fazer ajuste salarial nem implementação do 13º mês (coisa que eu já sabia) porque vai haver a implementação de um novo PCCS na administração pública em 2012.

Sendo assim, é esperar para ver se esta nova promessa do representante do Governo, Dr Elias Monteiro, não fica igual à promessa de Janira relativamente ao OGE 2011.

Anúncios